A VERDADE DE CADA UM
N º. 285 - 25/2012
Propaganda Subliminar
Renato Holz (*)
Uma das formas mais eficazes de se fixar uma marca, ou um nome junto ao grande público é o método subliminar. Este método vem sendo utilizado com sucesso desde 1925, quanto o partido nacional socialista alemão dele fez uso para plantar fundo na memória dos alemães o nome de Adolf Hitler e as idéias nazistas.
Nos anos pós guerra a técnica evoluiu, e hoje a vemos aplicada das mais variadas formas.
Nos anos 50 ficaram populares também no Brasil os letreiros luminosos a colorir as noites das cidades, estampando somente uma marca. O estudo de mercadologia passou a classificar esta forma de publicidade como propaganda institucional. Todo ano são divulgadas pesquisas de marcas deste ou daquele produto que vem à tona na cabeça do grande público, e os resultados são sempre por aquelas marcas que se valem da publicidade institucional.
Há casos clássicos ao redor do mundo de chefes de Estado, inclusive brasileiros, que para serem conhecidos da grande massa se valeram de estórias curiosas e até mesmo de piadas a seu respeito, que foram plantadas seguindo rigorosos preceitos da ciência mercadológica.
Também os estrategistas de campanhas políticas se valem desta técnica, e nos nossos dias usam a rede mundial de computadores, e seus usuários para fixar o nome de seus clientes.
Seguida e repetidamente são plantadas mensagens jocosas, denúncias disto ou daquilo, notícias sobre doença, morte de parentes, exercício de poder que muitas vezes nem possuem, tendo como foco pessoas que estão plantando e fixando seus nomes em nossas cabeças, como parte de um projeto para detenção do poder a qualquer preço..
Na atualidade a “internet” e os noticiários dos grandes veículos de jornalismo estão repletos de notícias e denúncias sobre o poder e as ações de determinadas pessoas, sobrepujando inclusive as autoridades constituídas – de presidente da república a prefeito de nossas cidades.
Não devemos nos esquecer dos ensinamentos do filósofo alemão Friedrich W. NIETZCHE:
“ As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.”
Esta forma de publicidade, na maioria das vezes, se fixa na memória das pessoas de forma torpe, sem nenhuma virtude e prenhe de vícios.
Em um país como o Brasil, no qual grande parte de sua população é incapaz de ler e entender um texto de jornal, o método subliminar tem garantia de sucesso.
Caso não queiramos ser divulgadores de alguma pessoa, e partícipes na construção de falsas convicções, é prudente que fiquemos atentos ao repassar mensagens, pela rede mundial de computadores, que tem como protagonistas pessoas com ambições de poder, pois, muitas vezes, mesmo sem o querer, estaremos contribuindo enormemente para a fixação de nome e criação de convicção sobre alguém, dando-lhe um destaque muito superior ao que realmente tem.
Pensem nisto enquanto desejo a todos
uma ótima semana
Renato Holz
Horizonte / Ce 18 de junho de 2012
(*)Renato Holz
bacharel em ciências econômicas, e articulista catarinense
P.S. – Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a autoria.
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