segunda-feira, 24 de junho de 2013
Pesco, num blog alinhado com afinidades eletivas, o material que vai abaixo, que por acaso também pescou no meu blog algumas frases soltas em reposta (ultra rápida) a um perguntador.Como gostamos das mesmas coisas, de livros e de ler, vale o intercâmbio recíproco:
Olá!!
Dando uma pausa em assuntos políticos (risos), irei explicitar um hábito diário em minha vida que só me impulsiona a construir e construir e construir. Vamos lá? Me acompanha?!
Já me referi sobre este assunto aqui no blog (se quiser conferir, clique aqui), mas volto a tocar nesse mesmo assunto porque, nessa semana que passou, li no blog de um contato umas dicas que ele passou para quem quiser adotar esse hábito de ler. Muito me interessou - Claro!! - e resolvi, então, compartilhar com vocês.
Mas primeiro quero esclarecer que a leitura é parte essencial em minha vida. Mas não digo a leitura somente para estudos (que são importantes, também), mas as literaturas nacionais e estrangeiras e história que são meus preferidos. Eu gosto tanto de ler, que quando me perguntam qual o livro que estou lendo, tenho que passar uma lista. Pois não é somente um que leio, mas vários. E confesso a você que - às vezes - não dou conta de tanta leitura e acabo tendo que pausar algumas horas para me organizar novamente.
Esses dias mesmo, escrevi em uma rede social que "Quanto mais busco conhecer a História da Humanidade, mais sinto desejo de construir meu futuro no meu hoje." E esse conhecimento é através da leitura.
Quando vou a um passeio ou faço uma viagem, me pego pensando "já estive nesse lugar". Mas não é uma questão de ter tido outra vida ou já ter passado por aquele lugar. Lembro-me de algo que já li sobre e das informações que me veio como um insight.
Eu acredito que todo bom leitor sempre recebe a indagação que meu colega leitor e blogueiro recebeu em seu blog:
"Pode nos explicar como estudar sistematicamente? Porque como podemos observar para o senhor deu muito certo! Técnicas? "
Primeiro: ler o tempo todo, repito, o tempo todo. [bons livros, entenda-se]
Segundo: tornar-se um rato de biblioteca, literalmente, mas pode ser de livrarias e sebos, também.
Terceiro: anotar, sublinhar, resumir o que se aprende.
Quarto: escrever o resultado, depois de alguma reflexão.
Quinto: repetir tudo isso, o tempo todo, continuamente, sem parar.
Sexto: não cansar de fazer isso, mas ter prazer em fazê-lo.
E o sétimo passo, depende só de você. Certamente existem particularidades que cada leitor deve adotar. Pois além de existir técnicas, cada leitor é diferente um do outro.
Outra coisa que gostaria de citar é que quem lê mais, escreve e dialoga melhor. Por isso disse, lá no início da postagem, que a leitura me impulsiona a construir e construir e construir. A leitura, particularmente, me faz aprender, reaprender e assim vai. Um universo novo se constrói a cada leitura que faço.
Caro leitor, quer fazer a educação, mesmo a ensinada em sua casa, funcionar? Pratique a leitura. Assim formaremos cidadãos críticos e não formadores de opinião.
Quanto a esse pensamento sobre "formadores de opinião", aconselho a ler um texto escrito pelo ator e humorista Fábio Porchat, para o Estadão. Confira! Vale a pena.
Para finalizar e sem mais delongas, ler faz parte da vida. Sem ler, você não será somente analfabeto, será só mais um nas estatísticas.
Meu abraço e muito obrigada.