No. 302 - 42/2012
O que é “ Vencer na Vida “?
Renato Holz (*)
Hoje, dia dedicado aos professores, abordo a questão do vencer na vida, uma das principais razões, se não a principal do esforço de todos os mestres.
A ciência econômica ensina que necessidade econômica é o desejo de possuir um bem, e que bem econômico é aquilo que atende à necessidade econômica.
Na atualidade nos vemos frente a tantas necessidades sociais geradas pela constante evolução tecnológica, pelo efeito de demonstração – idiossincrasia - , pela ânsia de ter o mais novo e o mais moderno, que nos esquecemos de viver.
Quando se observa a educação, vemos esta tomar proporções além do natural, transformando os jovens que a ela tem acesso, em excepcionais competidores deles mesmos, pois, para os conceitos atuais, necessário é, além de ser melhor que o próximo, ser mais importante e melhor que a si próprio para “vencer” na vida.
Esse vencer na vida não é mais algo a ser conquistado, mas sim algo a ser disputado entre as pessoas no mercado de trabalho e, para tal, a cultura atual está embriagada na educação descomunal como solução. As crianças já não tem tempo para brincar, os jovens deixaram de frequentar clubes e praticar esportes, pois seus compromissos, além da escola, com cursos de línguas, informática, etc, etc tomam todo o seu tempo.
Não me entendam mal, nada tenho contra a educação. Mas, se educar é preparar alguém para a vida, não devemos esquecer que além de ensinar a crianças e jovens todos os conhecimentos científicos, profissionais e de mercado, faz parte da educação o ensino de valores morais, de ética, de civismo. Educar também é mostrar que não devemos deixar nos escravizar pelo consumo desenfreado, pela “obrigação" de ter, ter e ter; ensinar que desejo econômico e bem econômico são assuntos da ciência econômica, que não é a razão principal da vida.
Todos nós, se fizermos um levantamento dos objetos que temos espalhados pela casa, que não usamos, e dos quais na verdade não precisamos, e avaliarmos quantas horas de trabalho foram necessárias para adquirir tudo isto, vemos quanto tempo para fazer coisas de que realmente gostamos desperdiçamos, sim, desperdiçamos correndo atrás do que nem queríamos. .
Quantas vezes você aproveitou uma manhã de domingo para ir com seus filhos observar o trabalho e a organização social das formigas, ou a contemplar um casal de pássaros construindo seu ninho? São só dois exemplos da riqueza de ensinamentos que a natureza nos proporciona para passar sadios conhecimentos a nossas crianças e jovens.
Devemos educar para a vida, e não somente para uma parte dela que são o aspecto profissional e satisfação de necessidades econômicas.
Meus parabéns a todos os professores pelo dia a eles dedicado, especialmente àqueles que aprenderam e ensinam que vencer na vida não é fruto de ter, mas sim de ser.
Pensem nisto enquanto desejo a todos
uma ótima semana
Renato Holz Horizonte / Ce 15 de outubro de 2012
bacharel em ciências econômicas, articulista e consultor em planejamento estratégico