A profecia do general Olympio Mourão Filho
Hodiernamente nada soa mais verdadeiro do que a previsão do general Olympio Mourão Filho, publicada no seu livro de 1978, A Verdade de um Revolucionário:
"Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso."
Memórias: a verdade de um revolucionário são páginas de meu arquivo que prometi e devo publicar e que constituem um subsídio único e insubstituível para o conhecimento da verdade do movimento de março de 1964.
Olympio Mourão Filho sofreu muitas injustiças em sua carreira militar, em sua vida de homem público. Não quis acumpliciar-me com o amordaçamento de sua palavra e o cerceamento da liberdade de expressão que constituía para ele um ponto de honra.
Com a publicação deste livro cumpro a promessa a mim exigida por um homem que ia morrer. Graças a Deus não me faltou a coragem que ele reconheceu em mim e que estou honrando com o cumprimento de minha palavra."
Hélio Silva
Rio de Janeiro, agosto de 1978