quinta-feira, 14 de março de 2013

Educação

Gilrikardo disse: A maioria de meus comentários parte da minha experiência e vivência pessoal, este em especial não será diferente. Pois há exatamente 46 anos, com a idade de seis, iniciei-me no primeiro ano escolar, e um ano após, aos sete, já comprava meus gibis. Já me tornara um assíduo leitor. Agora, voltando aos dias de hoje, fico surpreso e triste ao perceber que a POLÍTICA é NIVELAR POR BAIXO, isso ocorre em quase todas as iniciativas públicas. 
Assim, aos ingênuos que ultrapassarem a fronteira do obscurantismo, sofrerão "ad infinitum" pela ousadia, pois fatalmente terão a pecha de mal vistos, incompreendidos, revoltados, mal educados, além de loucos.



Arre! Cáspite! Pelas barbas do profeta!, como se diria nos tempos de Monteiro Lobato.
O MEC quer atrasar a vida das crianças, quer atrasar o Brasil e as saúvas freireanas concordam com isso?
Cáspite três vezes!
O MEC é uma cavalgadura, isso já sabemos. Só não sabíamos que tinha tanta gente assim com as mesmas propostas atrasadas. 
Desse jeito nunca vamos avançar: querem sancionar o atraso educacional.
Quem aceita que as crianças sejam alfabetizadas só com 8 (OITO) anos, também aceita que elas cheguem aos 10 (DEZ) anos sem saber ler e escrever direito, pois é isso que vai ocorrer.
Criança deve começar a ler desde o jardim da infância, brincando com letras e aprendendo a escrever alguns garranchos que deveriam ser letras. Distribuindo livros desde que eles tenham feito 4 (QUATRO) anos asseguraria que elas chegassem aos seis anos conhecendo os rudimentos da palavra escrita, e que aos 7 (SETE) estivessem plenamente alfabetizadas, e isso eu já acho tremendamente tarde, pois considero que qualquer criança é capaz de ler aos 6 (SEIS) anos.
O título da matéria deveria ser: A idade errada da alfabetização na visão de atrasados 


A idade certa da alfabetização na visão de especialistas

Edna Ferreira
Jornal da Ciência, 13/03/2013


A proposta do MEC de alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade teve a adesão de 93,2% dos municípios brasileiros

Qual a idade ideal para uma criança já saber ler e escrever? O Ministério da Educação lançou no final do ano passado, e implantou no nesse ano letivo de 2013, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic, que estabelece que todos devem estar alfabetizados ao fim do 3º ano do ensino fundamental, aos 8 anos de idade. No país, 5.182 municípios dos 26 estados mais o Distrito Federal concluíram o processo de adesão ao pacto, o que representa 93,2% dos municípios. Todos receberam material didático e cursos de formação docente.


Para Miriam Lemle, professora titular emérita do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmar que aos oito anos uma criança deve saber ler é correto. "É uma expectativa normal que uma criança normal em uma escola normal esteja lendo com fluência, ao fim do terceiro ano", afirma. (continua...)