Gilrikardo disse: em maio de 2012 comentei os números do ensino, o comparativo entre os desempenho do RS frente à SC, transcrito abaixo. Hoje, fevereiro 2013, volto para acrescentar que descobri mais uma forma de manipular os índices de desempenho dos alunos. "É para chorar!". Numa sala, quando a professora "PRECISA" mostrar desempenho da turma cujos estudantes mesclam-se entre péssimos, ruins, sofríveis, suficientes, bons, ótimos, apela para a "fórmula mágica" de aplicar as PROVAS para duplas de alunos determinados por ela. Assim pega o pior ao lado do melhor, devem resolver a prova juntos e obterão a mesma nota... e o índice de desempenho e aprovação será "desonestamente" alterado para mais. Esse é o ensino do nosso Brasil. Argh! (Cá com meus botões, isso é invenção de algum político, quem mais teria estômago para tal)
ADENDO: Para deixar uma provocação. Imaginem a impressão que um ato desses vai causar aos jovens. O melhor e mais capaz, vai desanimar. O pior ou quem não quer nada com nada, será premiado. Que valores poderão brotar duma relação esdrúxula como essa? Acho, com o achismo que é direito de todos os ignorantes do mundo, que daí surgirão legiões de corruptos a assolar nossa passividade.
Os números do ensino médio
ADENDO: Para deixar uma provocação. Imaginem a impressão que um ato desses vai causar aos jovens. O melhor e mais capaz, vai desanimar. O pior ou quem não quer nada com nada, será premiado. Que valores poderão brotar duma relação esdrúxula como essa? Acho, com o achismo que é direito de todos os ignorantes do mundo, que daí surgirão legiões de corruptos a assolar nossa passividade.
Os números do ensino médio
18 de maio de 2012 | 3h 06
O Estado de S.Paulo
Os últimos números do Ministério da Educação (MEC) revelam que, em 2011, o índice de reprovação na rede pública e privada de ensino médio foi de 13,1% - o maior dos últimos 13 anos. Em 2010, foi de 12,5%. Os alunos reprovados não conseguem ler, escrever e calcular com o mínimo de aptidão, tendo ingressado no ensino médio com nível de conhecimento equivalente ao da 5.ª série do ensino fundamental.
O Estado com o maior índice de reprovados foi o Rio Grande do Sul - 20,7% dos alunos. Em segundo lugar aparecem, empatados, Rio de Janeiro e Distrito Federal, com índice de 18,%, seguidos pelo Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%). A rede municipal de ensino médio na região urbana de Belém, no Estado do Pará, foi a que apresentou o maior índice de reprovação do País (62,5%), seguida pela rede federal na zona rural de Mato Grosso do Sul (40,3%). No Estado de São Paulo, o índice pulou de 11% para 15,4%, entre 2010 e 2011.
Os Estados com os menores índices de reprovação foram Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%). Os indicadores também mostram que 9,6% dos estudantes da rede pública e privada de ensino médio abandonaram a escola - em 2010, a taxa foi de 10,3%; em 2009, ela foi de 11,5%; e em 2008, de 12,8%.
O Estado de S.Paulo
Os últimos números do Ministério da Educação (MEC) revelam que, em 2011, o índice de reprovação na rede pública e privada de ensino médio foi de 13,1% - o maior dos últimos 13 anos. Em 2010, foi de 12,5%. Os alunos reprovados não conseguem ler, escrever e calcular com o mínimo de aptidão, tendo ingressado no ensino médio com nível de conhecimento equivalente ao da 5.ª série do ensino fundamental.
O Estado com o maior índice de reprovados foi o Rio Grande do Sul - 20,7% dos alunos. Em segundo lugar aparecem, empatados, Rio de Janeiro e Distrito Federal, com índice de 18,%, seguidos pelo Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%). A rede municipal de ensino médio na região urbana de Belém, no Estado do Pará, foi a que apresentou o maior índice de reprovação do País (62,5%), seguida pela rede federal na zona rural de Mato Grosso do Sul (40,3%). No Estado de São Paulo, o índice pulou de 11% para 15,4%, entre 2010 e 2011.
Os Estados com os menores índices de reprovação foram Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%). Os indicadores também mostram que 9,6% dos estudantes da rede pública e privada de ensino médio abandonaram a escola - em 2010, a taxa foi de 10,3%; em 2009, ela foi de 11,5%; e em 2008, de 12,8%.
Gilrikardo disse: Vou
me ater somente a dois índices em virtude de estar "familiarmente"
ligado a eles e assim, com um certo conhecimento de causa, ser capaz de
construir uma opinião. O Rio Grande do Sul obteve o maior índice de
reprovação (20,7%), estado onde tive minha formação até o segundo grau,
considero tal índice uma vitória da ética e da honestidade, pois deve
ser verdade, para mim uma prova de que os professores não se renderam às
"pressões" políticas para alterarem o quadro. Fato oposto ao que ocorre
com o índice de Santa Catarina (7,5%) entre os menores do Brasil. OUSO
apostar que tal número é uma MENTIRA deslavada, pois aqui, pessoas que
acompanham de perto o ensino já pecerceberam que aluno algum reprova,,,
existe uma verdadeira "INDÚSTRIA" de aprovação escolar com intuitos
politiqueiros e eleitoreiros. Esses índices só servem para comprovar a
facilidade que existe em se manipular estatísticas. Minha vida pertence a
estes dois estados irmãos, RS e SC, e a realidade por aqui não
justifica um disparate tão significativo entre 7,5 e 20,7 pontos
percentuais apresentado em tal estudo. É... realmente, educação não é o
nosso forte.