segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Joinville SC


Joinville: as razões da virada

A eleição do empresário Udo Doelher para prefeito de Joinville transformou-se no principal e mais surpreendente fato politico das eleições em Santa Catarina. Produziu fenômeno relevante que tende a repercutir até na sucessão estadual. Consolida a tríplice aliança, fortalece a posição do senador Luiz Henrique da Silveira como a maior e mais consistente liderança do PMDB em toda sua história e pavimenta os caminhos da reeleição de Raimundo Colombo.
O acontecimento eleitoral de Joinville pode ser explicado pelos seguintes fatores:
1.Luiz Henrique identificou os clamores da população por uma gestão mais moderna, competente e ética. Apadrinhou Udo Doehler, um empresário vitorioso sem qualquer experiência politico-eleitoral, cacifou tudo dentro e fora do partido e trabalhou como um leão por sua eleição. Mais do que isso: acreditou como ninguém na vitória, reeditando a mesma experiência de 2002, quando enfrentou o favorito Esperidião Amin para o governo e virou o jogo de forma sensacional no segundo turno.
2.O acordão que Kennedy Nunes (PSD) celebrou com Carlito Mers(PT) foi rejeitado pelo eleitorado. Deu a impressão de que os petistas - que deviam estar com o PMDB até pela orientação dos Diretórios Nacional e Estadual - agiam fisiologicamente. Ou seja, procurando manter os cargos na Prefeitura.
3.O apoio na reta final dado a Udo Doehler por 30 sindicatos de trabalhadores pode ter sido mortal para as pretensões de Kennedy Nunes.
4.A exploração da foto da visita de Kennedy(evangélico) ao Bispo católico tirou votos do favorito.
Com larga folha de serviços prestados a Joinville, em atividades associativas e trabalhos de voluntariado, Udo Doehler conquistou o eleitorado com a campanha das mãos limpas.
Comemorou 70 anos com o melhor presente de sua vida pública.

INÍCIO
Postado por Moacir Pereira, às 6:49
Categorias: 1
Comentários (5)

*Paulo Roberto Menezes diz:29 de outubro de 2012
Prezado Moacir,
Reeleição de Raimundo Colombo???!!!...Quase dois anos de mandato e até o momento não assumiu o Estado. Pensou que governar SC era o mesmo que ser prefeito de Lages, não há dinheiro pra nada.
Se nesses próximos dois anos não tomar uma postura diferente, não sei não, teremos surpresas.

*Angela diz:29 de outubro de 2012
BOM DIA SR MOACIR.
EU NÃO ACREDITO QUE FOI LHS, QUEM IMPULSIONOU O CANDIDATO E SIM A ALIANÇA QUE KENNEDY NUNES FEZ COM O PT DE MERS.
ONDE O PT SE ALIOU ,ESTRAGOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ISSO É PARA OS FUTUROS CANDIDATOS ,NUNCA MAIS ALIAREM-SE COM ESSES DE MENSALEIROS!!!!!!!!!!!!!!!!!
SE VIRAM QUE O POVO ESTAVA QUERENDO TIRAR O PT DE LÁ, POR QUE,ALIARAM-SE????????????
QUERIAM PERDER!!!!!!!!!!!!!!

*Almir Wagner diz:29 de outubro de 2012
Caro Moacir
Sua análise é simplista. O buraco e mais embaixo. A acensão de Kenedy é muito parecida com a de Russomano em SP. São os típicos cavalos paraguaios. Ambos são gente de mídia, fala bonita e tal, mas com projetos pouco consistentes e promessas absurdas. Para seu conhecimento, as promessas de Kenedy provocaram um movimento no facebook com sátiras ao seu slogan: dá pra fazer. Cito 2 exemplos: uma imagem de uma praia no centro de Joinville e de um estádio para sediar a copa 2014, ambas acompanhadas da frase: dá pra fazer. As alianças do Kenedy foram bem costuradas. Tanto Tebaldi como Carlito agregaram votos. O problema foi o próprio candidato e seu discurso.

Sig diz:29 de outubro de 2012
Não faço a leitura de que LHS elegeu o Udo em Joinville. Muitos votaram no UDO, lembrando da gestão de Freitag, APESAR de ser do mesmo partido de LHS, esperando que este não "meta o bedelho" na gestão de Udo ... LHS foi exepcional no "farejar" o que o povo anseia, mas, se ele apoiasse um candidato com currículum puramente político, não sei se ganhava... na última eleição, LHS perdeu ao apoiar o Mauro Mariane... foi uma cartada exepcional de LHS, mas não foi ele que definiu a eleição! Nas redes sociais isto transparece bem (muitos não gostam de LHS, mas votaram no Udo em favor de uma gestão eficiente na prefeitura).

*E o salário, óh! diz:29 de outubro de 2012
Os métodos que levam empresários a se elegerem não são os mais adequados à democracia! Sempre tenho um pé atrás com empresário. Vamos esperar o tempo falar.