sábado, 2 de fevereiro de 2013

Quem foi Cazuza Ferreira


Como na maioria das cidades e localidades, o distrito de Cazuza Ferreira recebeu essa denominação em homenagem a um homem. Ele seria José Ferreira de Castilhos, cujo apelido era Cazuza Ferreira.

Trineto de Cazuza, José Carlos Santos da Fonseca, 49 anos, morador de São Francisco, é pesquisador da história do ancestral. Segundo ele, o distrito foi batizado com esse nome por decisão do então prefeito da cidade, coronel Alziro Torres Filho, no início do Estado Novo. Segundo Fonseca, um decreto da época ordenou que fossem modificados os nomes de cidades e localidades que tinham a mesma nomenclatura de outras do Estado. Antes de ser denominado Cazuza Ferreira, o distrito era chamado Capela do Lajeado.

– O prefeito quis homenagear o Cazuza Ferreira, que já era falecido e tinha sido muito conhecido – comenta Fonseca.

Para o historiador, economista e especialista em História Regional, Luiz Antônio Alves, o prefeito teria apenas homologado o nome que já existia:

– Antes disso, já havia registros sobre Cazuza Ferreira em Santo Antônio da Patrulha.

Entre as décadas de 1850 e 1860, Cazuza teria doado terras para a construção de uma capela na região onde hoje é o distrito. Outro descendente dele, o economista Sérgio Gil também pesquisa a história da família, baseado em livros e nos relatos que ouviu do pai, Darci Junqueira Gil. Segundo Sérgio, Cazuza era fazendeiro e chegou a ser proprietário de escravos.

– Depois da abolição da escravatura, eles ficaram trabalhando na fazenda. Um deles era o Parentinho, que ficou trabalhando nas terras da família. Ele morreu com 105 anos, lembro de tê-lo conhecido na fazenda do meu avô quando eu tinha uns sete anos – conta Gil, 69 anos.

Cazuza era tio de Júlio de Castilhos, ex-presidente (cargo equivalente ao de governador) do Estado. Cazuza teria nascido em Santo Antônio da Patrulha, em ano incerto. Segundo Alves, é considerado o ano de 1816, baseado nas informações da certidão de casamento de Ferreira com Anna Soares dos Santos, registrado na Mitra de Vacaria. O casal teria tido sete filhos: Maria Francisca, Izidoro, Januária, Antonia, Ignácio, José e João José. Cazuza teria morrido no dia 13 de maio de 1901.

A origem do apelido é incerta. Conforme Alves, Cazuza Ferreira foi tropeiro, e o apelido poderia ter surgido disso:

– Havia vários tropeiros chamados de Cazuza. Ele pode ter apenas acrescentado o sobrenome, para diferenciar-se dos demais – acredita.


Fonte: Jornal Pioneiro - Caxias do Sul RS