sábado, 22 de novembro de 2014

Tarefa árdua

Por GilRikardo

Quando iniciei este blog, imaginei que deveria ter um lema, uma filosofia, ou uma ideia que norteasse meus pensamentos... uma maneira de por algum sentido ou objetivo nesse turbilhão de palavras que vai se acumulando. Nada melhor que ir buscar inspiração num grande iluminista, tenho-lhe grande admiração, está entre meus favoritos... vez por outra lá estou eu a visitar-lhe em suas obras... será que ele imaginava transformar-se num imortal e cruzar os séculos ampliando sua audiência. 

É por isso e muito mais que escolhi para um dos padrinhos desta iniciativa François Marie Arouet ou simplesmente Voltaire como um dia ele próprio preconizou, abriria mão do nome de família, para tornar-se famoso e rico pelo próprio esforço... e assim Voltaire chega a nossos dias.... famoso, inspirador, e servindo de inspiração para quem busca o conhecimento e assim quem sabe tornar-se um pouco melhor a fim de legar algo de bom para a humanidade.... Assim nasceu o lema deste blog, uma mensagem que me persegue diariamente, uma mensagem que se provou muito difícil de engolir.... confesso que tento.... confesso também dizer que não é fácil... no entanto, a cada desafio que me proponho se conseguir atingir o lema do blog é um orgasmo.... uma explosão de neurônios em festa.... é quando eu consigo praticar o aforismo:

Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las. Voltaire.


Não é fácil. Quando alguém abre a boca e nos aponta o dedo sinalizando discordar do que argumentamos, é o fim, num primeiro instante desejamos lhe calar... às vezes num outro instante lhe meter a mão na cara. E até chegarmos na inteligente atitude de simplesmente ouvir sem contaminar-se lá se vão léguas de vontade e força... confesso ter atingido muito poucas vezes essa meta, confesso que em alguns casos aprendi e até mudei de opinião, pois mudar de opinião é sinal que estamos evoluindo...(tudo muda o tempo todo) porque não eu!