sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A minoria “nimim”

Por Gilrikardo




Em muitas ocasiões estou a ver a banda passar. Percebo isso ao tentar acompanhar os ditos movimentos sociais que de uns tempos para cá, em nome da diversidade, surgem a empunhar bandeiras das mais variadas cores, sabores e odores. Surgem acompanhadas com certo toque de novidade, como se no mundo desde que é mundo não existisse o caldo da variedade.

Ainda assim, observei as tantas combinações e praticamente obriguei-me a redefinir certos conceitos, além de reavaliar a utilidade ou perigo de certos relacionamentos ditos até aqui como normais.

Feito isso, senti-me parte do horizonte que se abriu, e aí então é que a vaca foi para o brejo. Pois de cidadão tranqüilo, na condição de ser apenas mais um a desfrutar desta vida, de forma independente ou quase nada dependente de forças estranhas à minha legítima vontade. Conclui então que não era apenas mais um! O momento condena-me a diversidade!

E agora, a que minoria pertencer?
Em que bandeira abrigar-me?

Talvez na bandeira dos indignados com a política, será? Indignar-se é fácil, e aí, qual o sentido da indignação, que fazer para sair dessa ... é parece que não existe indignados pela política. Ou quem sabe o movimento dos sofredores do ensino, também só escuto resmungos e choradeiras, de concreto nada. É... não está fácil situar-me nesse “neoparadigma”. E o movimento daqueles sedizentes anarquistas ou contra todos os governos, ou ainda adoradores da iniciativa individual, assumidamente construtores do próprio destino... cadê?


Onde encontrarei minha bandeira? É... pelas que vejo tremulararem, dificilmente uma que defenda os libertários ascenderia mais que meio mastro. E agora josés, joãos e “eus” desta vida. Escutem! Eu disse que sou minoria, eu e minha cara, eu e minha coragem, eu e minha covardia, eu e minhas idéias sentado à beira dum caminho. Antes só, do que mal acompanhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com