terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ÁGUA PARA O AMANHÃ

Boa tarde Gil Rikardo.
 
Recebo seus textos e já comentei alguns deles, e acredito que muitos também o fazem.
 
Sou apenas um cidadão que algumas vezes lê e escreve e se interessa por assuntos que tem a ver com nossas cidades e o futuro delas e não tenho como enviar meus textos para que outras pessoas leiam, pois não estou conectado as redes sociais e nem quero estar.
 
Envio o texto que fiz eferente a preservação da água na nossa região.
Gostaria que este texto alcançasse o maior número de pessoas e não sei como faze-lo.
Se você puder e quiser publicar, ficarei agradecido.

Grande abraço.
Jair A. Silva.
 
 
ÁGUA PARA O AMANHÃ
Muito se tem comentado em todas as estâncias sobre a falta de água no Centro-oeste do Brasil, mais especificamente na Grande São Paulo, onde o impacto de torneiras vazias é maior.
É uma situação difícil para os habitantes e também fácil de saber as causas do problema, pois para todo lado que se olha estando em São Paulo, tudo o que se vê é asfalto e edifícios cobrindo 100% da área onde deveria ter arvores e pequenos córregos, mananciais preservados e nas periferias da cidade teria que ter matas com nascentes e áreas alagáveis onde ficaria preservada a água para abastecer toda a vida nos períodos de seca, seca esta que não viria se estas pequenas ações fossem tomadas a pelo menos 50 anos atrás.
 
Olhando aqui para nossa região onde temos o privilégio de ter muita mata, mananciais e rios por toda a parte, o que estamos fazendo para preservar isso tudo??
 
Não é difícil de se ver o completo desrespeito com a natureza ao passarmos, por exemplo, nas duas principais rodovias que cortam nossas Cidades: BR 101 e BR 280.
 
Saindo de Joinville em direção e São Francisco do Sul, passando obrigatoriamente por Araquari, o que observamos é um festival de aterros para todos os lados que olhamos, todos os grotões, vales e áreas baixas estão sendo aterradas para dar lugar aos Galpões onde serão instalados o PROGRESSO, sem fiscalização ou fiscalização ineficiente que visa apenas o lucro sem levar em conta o futuro das cidades, nascentes estão sendo cobertas por milhares de toneladas de terra e entulhos que são retirados dos morros, pequenos córregos são simplesmente aterrados e as áreas alagáveis não tem importância nenhuma quando a indústria precisa de um lugar para se instalar.
 
Seguindo na direção de Barra Velha, o que se vê é a mesma imagem, aterros, aterros e mais aterros, todas as áreas onduladas, desenhadas pela natureza para preservar a tão preciosa água, estão se transformando em um plano só, onde não há reserva alguma de qualquer tipo de natureza e a tão preciosa água que era ali armazenada pela natureza perfeita, agora escorre sobre o os aterros e vai direto para os grandes rios em direção ao mar, sem alagar as preciosas áreas alagáveis que preservam a umidade e fazem as nascentes brotarem e os pequenos rios correrem.

Acho que meus netos e talvez até meu filho quando chegar a idade adulta, não terá água pura na torneira de sua casa assim como temos hoje e veremos nossa região tão próspera sofrer com a debandada das empresas para destruir outra área em outra região do País onde ainda tenha recursos naturais para serem explorados e destruídos como estão fazendo em Araquari.
 
Sou Joinvillense de coração, adotei a cidade ha quase 30 anos e nos últimos 12 estou trabalhando em uma empresa que tem sede no Centro de Araquari, faço este trajeto todos os dias e pude observar a devastação que foi e está sendo feita no município em troca de ser o Município Catarinense que mais cresce e onde mais empresas se instalaram nos últimos anos.
 
Hoje, Araquari não tem nenhuma residência com coleta e tratamento de esgoto, a água tratada chega a apenas 60% das residências e no verão, não chega para ninguém. Mas a cada semana nova empresa se interessa em instalar sua sede por aqui, pois o município oferece apoio e incentivos e afirma que tem muita área ainda a ser desmatada e aterrada pois seu território é muito grande.
 
O que estão fazendo para as futuras gerações??
 
Será que não seria melhor ser a cidade que mais preserva o meio ambiente e cuida dos recursos naturais ao invés de destruir tudo em prol do desenvolvimento econômico sem controle algum??
 
Acho que só teremos respostas daqui a alguns anos.
 
Jair Assis da Silva
CPF 603.773.489-53
Joinville/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com