segunda-feira, 21 de maio de 2018

Como funciona o curso de Gestão Ambiental?

O meio ambiente é um assunto que começou a ser discutido há pouco tempo, historicamente falando, mas que vem ganhando espaço a cada ano que passa. Estamos cada vez mais preocupados em cuidar do planeta em que vivemos e em não desperdiçar os recursos que ele nos oferece. Por isso, muitos profissionais vêm se especializando em administrar o a relação entre o homem e o meio em que ele vive.

É o caso do curso de Gestão Ambiental. Você já ouviu falar?

O que é Gestão Ambiental?
Gestão Ambiental é uma área do conhecimento que trata das relações entre homem e meio ambiente. A função do profissional dessa área é de garantir que recursos naturais sejam utilizados de maneira consciente, de modo a preservar a biodiversidade. Quem trabalha com Gestão Ambiental pode trabalhar na cidade ou no campo, desenvolvendo programas de reciclagem e educação ambiental, analisando o impacto da ação humana na água, no solo ou no ar, bem como orientando a exploração de recursos naturais.

Como é o curso?
Existem poucos cursos de bacharelado em Gestão Ambiental no Brasil. A maioria são cursos tecnológicos, que podem ser cursados em dois anos. Nas matérias teóricas, você aprende sobre ecologia, saneamento e planejamento urbano. Nas práticas, você frequenta laboratórios de física, química e biologia para fazer análises e experiências. O aluno aprende a analisar problemas e a desenvolver projetos para resolvê-los. Para receber o diploma, é necessário apresentar trabalho de conclusão de curso e fazer um estágio.

Caso você faça o bacharelado, vai ter uma base mais aprofundada de ciências da natureza, com física, química, biologia, metereologia e geologia. O curso também oferece disciplinas mais específicas, como geoprocessamento, legislação ambiental e técnicas de análise do solo, do ar e da água. Assim como no tecnológico, é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso e realizar um estágio. O curso dura quatro anos, em média.

Como é o mercado de trabalho?
O mercado de trabalho pede cada vez mais a presença desses profissionais, porque já não é mais aceitável que uma empresa se instale ou desenvolva seus produtos sem pensar no impacto ambiental. O novo Código Florestal também impõe medidas mais rígidas e, por isso, o profissional de Gestão Ambiental tem mais oportunidades no setor privado. Também é possível trabalhar com fiscalização em órgãos governamentais.

Quem se forma em Gestão Ambiental pode se dedicar a consultoria e planejamento com empresas que estejam começando em um novo lugar ou que desejem explorar algum recurso natural. Também pode trabalhar com educação ambiental, criando projetos para conscientizar a população do impacto que o ser humano tem na natureza. É possível trabalhar em áreas que já estejam degradadas, recuperando-as e as preservando.

O profissional de Gestão Ambiental tem uma boa perspectiva: a tendência é que todos os cursos relacionados à preservação da natureza continuem crescendo cada vez mais, porque estamos mais conscientes de como afetamos o meio ambiente e queremos preservá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com