segunda-feira, 21 de maio de 2018

Vá pros quintos dos infernos


Você já ouviu dizerem, "Vá para os quinto dos infernos" ?

Pois veja como a expressão originou-se:
 
Durante o Século XVIII o Brasil-Colônia pagava um alto tributo para Portugal, o qual incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso País e correspondia a 20%, ou seja, 1/5 da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O QUINTO", um imposto que recaía principalmente sobre a nossa produção do ouro.

O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando um cobrador se referia a ele, os devedores diziam: "O Quinto dos Infernos". E isso virou sinônimo de tudo que é ruim.

A Coroa Portuguesa, em determinado momento, quis cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama". Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante no enforcamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Atualmente a carga tributária brasileira é de 38% ou, praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos...

Paulo Grani


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com