quinta-feira, 9 de agosto de 2012

G.E.N.T.A.L.H.A

Moro em Joinville há mais de vinte anos, nesse período tenho acompanhado diariamente a transformação da cidade. De pacata e tranquila nos fins da década de oitenta aos atuais e turbulentos dias que ultimamente me surpreendem pelas práticas adotadas em certos estabelecimentos comerciais. Classifico-as de abusivas, imorais, além de ilegais. Deixaram de ocorrer vez que outra para se tornarem quase uma rotina. Comigo já são incontáveis as situações que ao conferir o troco ou a conta de algumas compras aborreci-me.

Pois a intenção é enganar o consumidor, isto é, aproveitar-se da boa-fé ou até mesmo da distração do sujeito geralmente envolvido em outros pensamentos ou envolto com a natural correria do dia-a-dia. Aí então, nesta hora, quantos conferem o TROCO ou o valor da soma? Tal fato geralmente se dá em estabelecimentos desprovidos de máquinas automáticas (coincidência???). 

A técnica é dar o troco a menor e se o cliente reclamar, dar uma de distraído. Ou como aconteceu numa lanchonete, gastei 3,50, dei uma nota de cinco reais, a moça queria empurrar uma caixa de chicletes por 1,50, recusei, então pegou um monte de moedas e depositou na minha mão. Desconfiei. No mesmo instante larguei as moedas no balcão e pedi para ela recontar. Em vez de 1,50 havia somente 0,90 centavos... perguntei se era assim com todos os clientes.

Noutro dia fui surpreendido na verdureira, ao realizar mentalmente a soma das minhas mercadorias a conta não fechou... ao verificar, na fita aquele golpe de carregar 5,00 reais na memória, sem imprimir, mas acrescer a soma total. Apareceu a diferença de CINCO REAIS que a moça argumentou tratar-se de erro na máquina.. ao que respondi: -- Moça, se eu tivesse dez anos de idade, talvez acreditasse em você, mas como tenho cinquentinha e cabelos grisalhos esta é a última vez que venho aqui... e isso que você está fazendo é crime. É estelionato. 

OUTRA TAMBÉM.... tem gente que sempre dará o troco errado, trouxa quem não conferir... então antes de colocar na carteira ou no bolso confira. Pois no bar aqui perto de casa, algumas vezes o bodegueiro ao verificar que eu estava conferindo o troco, aparecia com O RESTO (mais algumas moedas) que havia ESQUECIDO... Essas práticas interpreto como consequência da mutação da cidade... estamos nos transformando em Metrópole e adquirindo com isso, todos os CACOETES e VÍCIOS oriundos dos grandes centros. Onde as pessoas são tratadas como meros pedaços de carne. Só isso.

PS: O título é minha homenagem ao Kiko (Programa do Chaves) que adorava dizer e eu ouvir gentalha... gentalha... gentalha... quem desejar, vista o chapéu!


PS2: Vale acrescentar que é mais fácil tirar (roubar) pouco (centavos) de muitos do que muito de poucos (isto é, roubar de rico é mais difícil), por isso considero essas pessoas além de gentalhas, covardes também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com