segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alguns conceitos

Absolutismo: Uma verdade absoluta está sempre correta, sob qualquer hipótese. O discernimento é irrelevante para esse estado de verdade. Fatos universais podem ser descobertos. É o oposto do relativismo, que afirma não existir uma verdade única.

Deísmo: A razão e a observação do mundo natural, sem a necessidade de uma religião organizada, pode determinar que um ser superior criou o universo. A deidade não intervém em assuntos humanos ou elimina as leis naturais do universo.

Dogma: É a crença estabelecida ou doutrina defendida pela religião, ou por outro grupo ou organização. É autoritária e inquestionável, e não deve ser discutida ou combatida pelos praticantes ou crentes.

Dualismo: Mente e massa são tipos de substância fundamentalmente distintos. Os seres humanos têm ambos, mente ou alma e corpo. Dualismo moral é a crença no complemento perfeito ou conflito entre o bem e o mal.

Livre arbítrio: Agentes têm capacidade de decidir. Os indivíduos podem ser moralmente responsabilizados por suas ações. Uma divindade onipotente não afirma o seu poder sobre a vontade e as escolhas dos indivíduos.

Niilismo: Vida sem significado, propósito ou valor intrínseco. A moralidade não existe inerentemente e qualquer valor moral estabelecido é adquirido de modo abstrato. O conhecimento não é possível e alguns aspectos da realidade não existem como tais.

Reducionismo: Um sistema nada é além da soma de suas partes e pode ser entendido por meio da definição dos seus componentes individuais separadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com