segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

OSPB

Organização Social e Política Brasileira foi uma das matérias que surgiram e desapareceram ainda em meus tempos de estudante. Foi naquelas leituras que minha curiosidade política ascendeu. Comecei a entender como era formado o “Estado” e quais os poderes a nos conduzir de acordo com os preceitos da Carta Magna. Questão essa que caiu em uma prova e a grande maioria respondeu que os três eram: Exército, Marinha e Aeronáutica. (putz!) 
.
Por aí é possível perceber o clima e o entendimento das pessoas em pleno regime militar. Que para mim pouco ou nada significou em termos de cidadania. Não me lembro de ter sido tolhido em alguma coisa devido aos generais exercerem o poder. A gente escuta muita história a respeito, principalmente daqueles que se dizem à época lutadores pela “democracia” igual à de países como Cuba, China, Coréia do Norte, Vietnã e Laos.
.
Nos dias de hoje, o regime é outro e o interesse pela política creio que se encontra restrito em meio daqueles que almejam a instrução do povo para um legítimo avanço. Também, é lógico, pelos próprios fazedores da politicagem que anda por aí. 
.
Como somos um país continental, com uma população cuja maioria é de baixa escolaridade, nada mais que consequência convivermos com o “quilate” lamentável dos ditos homens públicos. Grande maioria legalizados pelas regras do jogo do poder (criadas pelos próprios  e muitas em benefício próprio), no entanto questionáveis pelas regras do bom senso e da moralidade pública. Mas é democracia, do povo, pelo povo e para o povo. Vale o voto da maioria. E enquanto a maioria não entender uma vírgula sequer de organização social e política, estaremos com o destino sujeito aos demagogos, hipócritas, mentirosos, ladrões entre outros que tais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com