sexta-feira, 31 de julho de 2015

Diabetes e Sopas

5 SOPAS LEVES E DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

Anteontem eu estava assistindo um programa do GNT onde alguns estudiosos resolveram pesquisar se a sopa dá mais ou menos saciedade do que você comer comida sólida + água. O resultado foi que os que comeram a sopa demoraram 1 hora a mais pra ter fome do que os outros que tomaram água antes da comida sólida. A explicação é que a água passa direto pelo trato gastrointestinal não fazendo diferença no preenchimento do estômago, diferente da sopa que tem a água misturada aos nutrientes e vai sendo digerida lentamente. Muito legal neh?? Nesse quesito a dieta da sopa tirou nota 10!
Mas é claro que nem toda sopa ajuda a manter ou perder peso mesmo que dê saciedade. Por isso, eu vou deixar aqui as 5 sopas que eu mais gosto de fazer porque são de baixo índice glicêmico e muito fáceis de digerir. Sendo de baixo IG os carboidratos dessas sopas serão absorvidos lentamente, mantendo sua glicemia estável e favorecendo esse preenchimento do estômago.
Antes de tudo coloco agora a receitinha de SAL DE ERVAS que eu uso para temperar tudo, salada, legumes, refogados e sopas. É um tempero íncrivel e muito aromático. Eis a receita:
– 1 colher de sobremesa de orégano seco
– 1 colher de sobremesa de manjericão seco
– 1 colher de sobremesa de alho, cebola e salsa secos
– 1 colher de sobremesa de alecrim seco
– 1 colher de chá de páprica (eu compro a picante mas se preferir use a comum)
– 1 colher de chá de pimenta do reino com cominho
– 1 colher de sopa cheia de sal marinho
Eu bato tudo no mini processador e guardo num vidro fechado.
Agora vamos as sopas!
SOPA DE LEGUMES
– 1 cenoura grande
– 2 inhames médios
– 1 batata doce média
– 1 chuchú
– 1 pimentão vermelho médio
– 1 pimentão amarelo médio
– 2 mandioquinhas médias
– 1 abobrinha grande
– 3 talos de salsão/aipo
– 700grs de carne magra ou filé de peito de frango picados em cubos
– 1 cebola média + 4 dentes de alho grandes
Eu refogo a carne junto com a cebola e o alho e acrescento os legumes. Junto água fervente até quase cobrir os legumes e tempero com sal de ervas, curry e açafrão. (esses temperos fazem TODA a diferença). Deixo 20 minutos na pressão se for frango e 30 minutos se for carne. Abro a panela, ajusto o sal, desligo o fogo e coloco:
– 1 talo grande de alho-poró picado em fatias finas
– salsa, cebolinha
– couve ou espinafre (na quantidade que preferir, eu coloco bastante)
Deixa descansando por uns 10 minutinhos e quando sirvo no prato acrescento azeite. Essa sopa é de longe minha preferida e que faço dia sim dia não em casa!
SOPA DE LENTILHA
250g de lentilhas
1,250 l de água
1 cebola média
3 dentes de alho
coentro fresco a gosto
sal de ervas à gosto
2 colheres (sopa) de suco de limão
 Coloque a lentilha com a água numa panela e leve ao fogo alto. Refogue o alho e a cebola e coloque junto na panela quando ela estiver quase boa. Depois tempere com o sal e o coentro e quando estiverem macias retire do fogo e bata no liquidificador com o suco de limão. Aqueça mais um pouco no fogo e depois sirva com azeite extra-virgem. Fica bem gostoso!
CREME DE LEGUMES COM OVOS
Essa é uma variação batida da sopa de legumes e que depois de bater, você volta ao fogo, ajusta o sal e quebra alguns ovos inteiros e deixa cozinhar na sopa sem mexer. Ficará uns pedaços grandes de ovos, fica bommm! Depois se preferir acrescente as folhas verdes e o alho poró como eu mencionei na sopa de legumes acima.



SOPA DE ABÓBORA CABOTIÁ COM COUVE
– 1kg de abóbora cabotiá
– 400grs de couve
– 1 peito de frango picadoe em cubos
– 1 cebola média
– 4 dentes de alho
– sal de ervas à gosto
– açafrão a gosto
Cozinhe a abóbora no vapor pra manter todos os nutrientes deixando-a bem macia. Depois bata-a no liquidificador com água fervente na quantia desejada para deixá-la mais ou menos cremosa. Refogue o frango com o alho, a cebola e junte o creme de abóbora. Ajuste o sal e os temperos de acordo com seu gosto. Desligue o fogo e junte a couve. No prato coloque azeite extra virgem. Dessa eu não tirei fotinho ainda mas assim que possível posto aqui.

CREME DE SOJA COM ESPINAFRE
Essa receitinha quem nos sugeriu foi a Cris Jimenes, nutri do Mundo Verde e a receita está nesse link .http://mundoverde.com.br/Pratos/Receita/2009/03/03/Creme-de-espinafre/
Eu fiz e está aprovado!


Espero que gostem e que partilhem essas sopas com a família a fim de deixar a refeição mais saúdável e gostosa! Essas sopas podem ser usadas para diabéticos e têm o efeito de diminuir a circunferência abdominal e gordura visceral.
por Renata Merlino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com