sábado, 9 de junho de 2012

Quem gosta de frio é o turista



Nos últimos dias o frio tem sido dolorido. Sim, o frio provoca-me dores e lembranças, sobretudo dos dias em que levantar de manhã para ir à escola era uma tarefa para poucos. Pois em muitas ocasiões éramos meia dúzia de persistentes e entusiasmados alunos em frente à sala de aula. Até a chegada do diretor e o convite para que voltássemos para casa devido ao excessivo rigor da baixa temperatura e a impossibilidade de segurar o lápis. Como não havia telefone nem intenet naqueles tempos, sofríamos com aquela falta de critérios em determinar quais dias teríamos aula ou quais dias a temperatura seria suportável a maioria.
Na volta para casa, quase todos e com razão, soltavam o verbo, eu em minhas reclamações aproveitava para xingar de bobos aqueles que apareciam em frente aos hotéis, geralmente cinco estrelas, sorrindo e bendizendo a temperatura abaixo de zero... chamava-os de hipócritas. 
Pois desejava vê-los acompanhando-nos num dia de escola. Desde o alvorecer até ao fim da tarde. Quando nos rendíamos encorujados, com os beiços rachados pelo massacre do vento, as orelhas roxas, parecendo que iam cair e o nariz pingando qual torneira quebrada. Os pés então, era lamentável quando não se tinha um calçado totalmente fechado... a umidade mais o frio produziam frieiras monumentais... 
Desde aqueles dias desejava-me longe. Consegui. Hoje só restam as lembranças e conferir na tevê a imagem dos turistas cheios de roupas, garbosos, bem alimentados em frente aos hoteis ou dentro de seus carros com ar condicionado, segurando suas câmeras digitais e pedindo para os céus mandarem uma nevezinha, é o friooooo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com