segunda-feira, 25 de junho de 2012

A verdade de cada um - Renato Holz


A VERDADE DE CADA UM
N º.  286 - 26/2012

A Autodeterminação dos Povos
Renato Holz (*)

Sempre que nos deparamos com um conflito íntimo, devemos nos manter equidistantes e respeitar o direito dos outros - quer casal, família, grupos sociais e países – a exercerem a autodeterminação.
Não é em vão o adágio popular: “ Em briga de marido e mulher não se mete a colher.”
Quando um país, como no caso recente do Paraguai, através de seu poder legislativo, e com fulcro na legislação ali vigente, toma decisões fortes, no exercício de sua autodeterminação, cabe ao resto do mundo observar, ponderar, até aconselhar - se houver solicitação neste sentido pelos interessados - mas jamais interferir.
O modo de pensar e agir válido em um país não serve de referência para avaliar outro país, pois cada nação é única, e como tal deve ser respeitada.
O Governo brasileiro aceitou, no passado recente, a nacionalização de investimentos brasileiros por parte da Bolívia, a quebra de contrato nos preços da usina hidrelétrica de Itaipú por parte do Paraguai, sempre aludindo o direito á autogestão de países independentes.  Esperamos que agora este princípio também norteie a postura das autoridades máximas do Brasil, e que se respeite a decisão do povo paraguaio através de seu parlamento, até porque a nação Paraguaia, com exceção de alguns poucos ativistas mais exacerbados, acatou com serenidade e ordem a decisão tomada.  Não precisamos de outro vexame internacional como foi a atuação do governo brasileiro na recente crise hondurenha.
Por outro lado, se os acontecimentos recentes no Paraguai preocupam governantes de outros países, pelo exemplo que possam representar, cabe aos preocupados avaliar seus atos, corrigir, se for o caso, o rumo de seus governos, e certamente nada terão a temer.
Muito mais ético e produtivo é que cada governante trabalhe sempre respeitando as instituições e as leis de seu próprio país, aliás foi para isto que foram eleitos. Assim fazendo, terá tanto o que fazer que não lhe sobrará tempo para se preocupar com os assuntos internos dos países vizinhos, e terá como premio a alegria pura que trazem o bem realizado e o dever cumprido.
Aqueles governantes cujos objetivos são outros, bem, ai já é outro assunto . . .

Pensem nisto enquanto desejo a todos
           uma ótima semana

                     Renato Holz

             < renatoholz31@gmail.com >
 Horizonte / Ce 25 de junho de 2012
        (*)Renato Holz
bacharel em ciências econômicas, e articulista catarinense
P.S. – Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com