quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quem gosta de frio é o turista

Dia 23 de julho publiquei este texto em homenagem àqueles que sofrem com as baixas temperaturas, principalmente estudantes e os menos favorecidos. Para minha surpresa, dia 27 de agosto uma reportagem da Rede Sul de Rádio confirmou aquilo que eu havia dito trinta e tandos dias antes. Logo abaixo foto e reportagem abordando a neve de 27ago2013 em Vacaria RS.

Por Gilrikardo




Nos últimos dias o frio tem sido dolorido. Sim, o frio provoca-me dores e lembranças, sobretudo dos dias em que levantar de manhã para ir à escola era uma tarefa para poucos. Pois em muitas ocasiões éramos meia dúzia de persistentes e entusiasmados alunos em frente à sala de aula. Até a chegada do diretor e o convite para que voltássemos para casa devido ao excessivo rigor da baixa temperatura e a impossibilidade de segurar o lápis. Como não havia telefone nem intenet naqueles tempos, sofríamos com aquela falta de critérios em determinar quais dias teríamos aula ou quais dias a temperatura seria suportável a maioria.

Na volta para casa, quase todos e com razão, soltavam o verbo, eu em minhas reclamações aproveitava para xingar de bobos aqueles que apareciam em frente aos hotéis, geralmente cinco estrelas, sorrindo e bendizendo a temperatura abaixo de zero... chamava-os de hipócritas. 
Pois desejava vê-los acompanhando-nos num dia de escola. Desde o alvorecer até ao fim da tarde. Quando nos rendíamos encorujados, com os beiços rachados pelo massacre do vento, as orelhas roxas, parecendo que iam cair e o nariz pingando qual torneira quebrada. Os pés então, era lamentável quando não se tinha um calçado totalmente fechado... a umidade mais o frio produziam frieiras monumentais... 
Desde aqueles dias desejava-me longe. Consegui. Hoje só restam as lembranças e conferir na tevê a imagem dos turistas cheios de roupas, garbosos, bem alimentados em frente aos hotéis ou dentro de seus carros com ar condicionado, segurando suas câmeras digitais e pedindo para os céus mandarem uma nevezinha, é o friooooo!!!


***************





Mais de 15 mil alunos sem aula em Vacaria

Escolas de Educação Infantil estão trabalhando em sistema de plantão
Mais de quinze mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares estão sem aula nesta terça-feira, 27/08, devido a intensa neve registrada em Vacaria. Também foram suspensas as atividades na APAE e no Projeto Florescer. 
A coordenadora regional de educação, professora Joara Dutra Vieira, informa que não haverá aula nas escolas da rede estadual de todos os municípios de abrangência da Coordenadoria. 
A secretária municipal de educação, professora Luzmari Camargo, também informa que não haverá aula para os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais no turno da tarde e à noite. Porém ressalta que as Escolas de Educação Infantil estão trabalhando em sistema de plantão. Relata ainda que as aulas de hoje serão recuperadas em um sábado. 
Os municípios de Muitos Capões, Monte Alegre dos Campos e Campestre da Serra também suspenderam as aulas hoje. por Anelise Donazzolo (Rádio Fátima AM), dia 27/08/2013 às 10:43