domingo, 14 de agosto de 2011

Em nome do meu pai


Na casa onde vivi meus primeiros anos, não havia energia elétrica nem água “encanada”. Situava-se num bairro pouco distante do centro, pois o trecho era percorrido a pé diariamente pelo meu pai. E num dia de compras, contava eu com quatro ou cinco anos, acompanhei-o, precisava de calçado.

Na ida foi uma festa, imagine alguém que nunca saiu do terreiro da casa estar com todo o horizonte à frente. Não sabia se olhava os carros, as pessoas, as pedras da calçada. Tudo era surpreendente e maravilhoso. Entrava nas casas comerciais e ficava com dor no pescoço de tanto olhar coisas que nem em meus sonhos existiam. Lembro-me do braço de meu pai a levar-me de um lado a outro segurando firme, como alguém que não vai deixar escapar. Junto duas sacolas de lona que aos poucos se avolumaram e então passei a agarrá-las.

Às vezes uma paradinha, papai comentava alguma coisa ou dialogava com alguém e após uns minutos à sombra seguíamos. Ganhei o par de congas, era o tênis da época, na loja calcei-as e saí mais faceiro que ganso novo. Na calçada percebi que já mirávamos a volta. As sacolas estufadas, arroz, feijão, farinha, café, açúcar e mais um montão de coisas que faziam o papi gemer baixinho ao movimentar aquela carga. Olhei para seu rosto e vi o suor escorrer. Ainda devido ao calor e ao esforço, estava vermelho qual um peru. Aos poucos, com passos miúdos ficava para trás, meus pés doiam e eu não lhe contava. Após muitos atrasos, o pai tirou minhas congas e viu os calcanhares em carne viva. O calçado novo esfolara-me até sangrar.

Aí então aconteceu algo que mexe comigo até hoje. Colocou-me nos ombros, com as pernas abertas sobre o pescoço, minhas mãos agarradas em sua testa molhada e quente. Sem a conga meus pés sentiram certo alívio, mas ainda havia um bom trecho a ser percorrido. E assim fomos. Ouvindo os gemidos de canseira pelo peso das sacolas e, para completar, eu pendurado às suas costas.  Daquele dia em diante comecei a entender o que era ser meu pai.

4 comentários:

  1. Extraordinária leitura a que me proporciona este grande amigo,Abraço Gil!!!

    ResponderExcluir
  2. Generosidade tua! Quando tiveres um tempo aparece para trocarmos duas palavras. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. muito lindo este texto,simples,verdadeiro e profundo...vc é da época q filhos reconhecem o sacrificio dos pais,q saudade q eu tenho daqele tempo..abrço amigo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela observação e voltes sempre. Por oportuno, confira no texto:

    http://gilrikardo-blog.blogspot.com/2011/08/eu-comigo.html

    onde procuro demonstrar que escrever para mim
    é ser simples e verdadeiro...

    PS. O bairro que morávamos era Vila Gaúcha e íamos a pé até o centro.

    ResponderExcluir

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com