sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ações culturais, argh!

Desde quando eu era criancinha lá nos quintos do Rio Grande do Sul escuto essas lenga-lengas de “projetos culturais” que no fundo representam mais uma fonte de oportunidades para os famosos apaniguados ou acomodações politiqueiras. Morei em vilas, sou pobre até hoje, nunca precisei de projetos para me instruírem de nada. Aprendi a ler e continuo tentando aprender a escrever aos cinquenta anos de idade. Nem por isso fujo da responsabilidade de tentar ser um cidadão, além de assumir a parte que me cabe na construção da sociedade. Nunca esperei nada do estado e de quem quer mais que o seja, desde que me entendi por gente aceitei o desafio de viver a vida dentro do esforço que de mim deveria brotar. Não foi fácil... não tem sido fácil... mas é gratificante, é grandioso e muito prazeroso caminhar com as próprias pernas, pensar com a própria cabeça longe das ditas ações de planejamentos culturais... feliz ou infelizmente, se tem algum tentáculo do estado, tô fora! A vida assim me ensinou. E assim sou feliz.