quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez

Prezado Leitor(a), não dá para não perceber a presença dos "bloggers" neste mundo, eu entre eles. Somos iguais aos idealistas definidos por Nietzsche, se fizerem do nosso céu um inferno, aí então, idealizaremos o inferno nosso céu. É assim que percebo a Yoani Sánchez, tema de meu blog hoje:

Minha ficha caiu

Desde que a blogueira apareceu por aqui fiquei de olho nas manchetes e no mundo virtual para esclarecer-me. Pois a dúvida ainda caminhava comigo, afinal de contas essa moça está a serviço de alguém ou é uma simples "blogger", como se autodenomina. Ao acompanhar as entrevistas ficou claro que ela é bem articulada, inteligente, fala mansamente, e com todas as letras, isto é, sem titubear ou perder-se no raciocínio. Mostra com isso boa cultura e que de fato está se preparando para ser jornalista na "New Cuba" que se aproxima, segundo ela.

Por isso, nesta semana, dediquei-me à leitura e pesquisa em alguns blogs cubanos. Onde constatei algo que a Yoani fez questão de enfatizar em suas falas, o fenômeno tecnológico das comunicações pegou os irmãos Castro de surpresa. Pois ela imagina que eles não deram a devida importância ou concluíram que não passava de curiosidade do povo essa tal internet e seus blogs somados às facilidades proporcionadas pela informática ao armazenar e/ou distribuir informações em "terabytes" através de CD, DVD, HD, Pendrive, etc... E é por aí que está surgindo a "Nova Cuba", são milhares de blogueiros tentando construir um novo caminho para o futuro. É a temível propagação das idéias viajando porta a fora.
 
Mea Culpa – Há tempos venho detonando CÚba. Só agora percebi que meu real desejo é enterrar o comunismo, as ditaduras e os irmãos Castro, últimos representantes do atraso. E nessa luta, quem paga o pato mais uma vez, são os cubaneiros (povo em sua maioria) que não têm nada a ver com os revolucionários de meia pataca. Após dezenas de blogs visitados, encontrei um post cujo conteúdo poderia dizer, faço minhas tais palavras e "gracias" que posso rever minha opinião quantas vezes for necessário:
 
“No tiene importancia si es una falsa heroína, alguien que sólo busca protagonismo, una mártir o una chica que se cansó y se volvió “loca”. Eso no tiene la más mínima relevancia porque en sus post, no he descubierto una sola mentira. Porque a pesar de todo, es una persona valiente, una persona que defiende los derechos de los ciudadanos de su país. Eso es siempre admirable. Fonte: Hasta cuándo!"


P.S. "Numa entrevista, Yoani deixou claro que o blog foi a única alternativa que se apresentou e se apresenta para os milhares de cubanos que desejam expressar-se, principalmente com opiniões contra os governistas."

***********************


As imagens abaixo representam muito mais daquilo que tentei descrever. (Pior cego é aquele que não quer ver)




Festa de final de ano na casa da Yoani


Olha a tecnologia sinalizando o caminho


Ninguém segura essa onda, 
blog para quem não tem internet!