segunda-feira, 20 de junho de 2011

Oportunidade e atitude

Homens e mulheres são diferentes, não significa dizer desiguais em direitos e deveres. No entanto, passam os anos e persistem as correntes dos machões a alardear que homem pode isso mulher não pode aquilo. Da mesma forma as feministas percorrem os caminhos nem tão alvissareiros para confrontar o direito a igualdade. Vejam nos bares o percentual de mulheres levantando o copo ou aquelas que se iniciam no mundo das drogas, do crime - números crescentes. Talvez haja aí um confuso discernimento entre igualdade de oportunidades versus igualdade de atitudes.

Oportunidades perseguimos todos e independe o sexo. Mas atitudes,  têm as inerentes femininas e inerentes masculinas. Facilmente percebe-se isso ao assistir uma partida de futebol feminino. Tradicional esporte masculino há mais de um século em nosso país e que há poucos anos caiu no gosto das meninas. Confesso que me cativa e muito. É numa partida entre garotas, consigo vibrar, além de reviver o encantamento produzido pelo futebol que há muito se contaminou pela testosterona dos machos em campo.

Num embate feminino a bola rola como adoramos ver. São noventa minutos de intensa competição, raros golpes baixos (faltas intencionais). Não há atletas ganhando tempo ou provocando a torcida adversária. É lindo ver o futebol jogado como determina a regra. Onze de um lado contra onze do outro, onde sobressai a vontade, a participação e o espírito esportivo em alto grau. Do primeiro ao último segundo persiste a imutável disposição em se atingir a meta adversária, isso é visível e encanta.

Encanta também a saída das meninas, que numa atitude feminina, agradecem a torcida de ambas as equipes, mandam beijos e abraços, além de saírem lado a lado com as adversárias não importando o resultado. Vou continuar torcendo para que a atitude feminina avance em nossos gramados, pois a oportunidade é igual para todos, como eu disse, e cabe ao torcedor escolher que tipo de atitude dentro de campo melhor apetece. Para mim não há dúvida. Nesse caso acredito que a competência da atitude feminina dá um brilho muito especial ao esporte culturalmente masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com