quarta-feira, 29 de junho de 2011

Título em branco

Em frente a praça, onde diariamente milhares de pessoas circulam, trava-se uma conversa entre um morador de rua que ali resolveu acampar e uma senhora que, penalizada pela cena, resolveu intervir.

--O senhor está precisando de algo?
--Não senhora.
--Como não, essa maneira de levar a vida é correta?
--Por que não seria?
--Ora, dormir na calçada, sem higiene adequada, além de estar sob o risco de sofrer atos de vândalos. Isso não preocupa o senhor?
--Nem um pouco. Estou bem assim.
--Não acredito. Como alguém poderia estar bem nessas condições. Há quanto tempo o senhor não toma um banho ou veste uma roupa limpa?
--Já lhe disse que está tudo legal comigo, por acaso a senhora não tem algo melhor para fazer?
--Meu senhor, estou somente querendo ajudá-lo, quer coisa melhor do que essa.
--E quem disse que estou precisando de ajuda. Alguém mandou a senhora aqui?
--Ninguém disse-me nada, tampouco pediu-me para vir aqui. Estava passando e quando deparei-me com as condições em que vive senti-me na obrigação de prestar-lhe alguma ajuda.
--A senhora esta começando a deixar-me irritado; por acaso estou atrapalhando a senhora, por acaso estou causando-lhe algum prejuízo, por acaso a minha vida interfere na sua.
--De certa forma sim, pois a sua maneira de viver não é a ideal, de acordo com a maioria; a sua presença na calçada interfere na beleza da cidade, já imaginou o que os turistas vão pensar da nossa cidade.
--A senhora esta chegando ao meu limite, se houver alguma irregularidade, alguma lei que proíba minha presença neste local, confesso que imediatamente retiro-me, caso contrário é melhor a senhora seguir seu caminho e deixar-me cuidar da minha vida.
--Tá bom, não vou mais incomodar o senhor, não vou-me embora sem antes lhe dizer que a ingratidão é um pecado.
--E eu dizer-lhe que a vaidade vale menos que a liberdade. Adeus!

E assim terminou a conversa entre aqueles dois seres humanos, tão humanos que era impossível não perceber as diferenças. Enquanto a senhora desaparecia na esquina, voltei-me à tarefa de preparar os papéis que seriam minha cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir utilize o email: gilrikardo@gmail.com