quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mi$éria$ (rascunho de uma idéia)

Liga-se a tevê e lá vem a miséria humana como atração principal. Nos ditos programas jornalísticos, nada mais exibem do que provocar constrangimento através das cenas de drogados saciando seus vícios. Para bem ilustrar não faltam as imagens de pais, mães e parentes desesperados clamando em nome dos céus algum milagre curador. 


E o repórter com pinta de paladino torna o espetáculo ainda mais deprimente ao enfatizar as péssimas condições de vida de tais seres, nada diferente do conhecimento da maioria. Não apresenta alternativa que nos leve a encontrar algum conforto. Ficamos com a impressão de que o show era apenas pela audiência, pelos míseros números da planilha destinada aos anunciantes. 

Muda-se o canal e nova tática é utilizada. É um pastor dirigindo-se genericamente a multidão. Utiliza as facilidades para vender a felicidade. Tudo é curado num simples passe de mágica. Desde os empresários falidos até os que não podem andar encontrarão ali o milagre. E ao fim de cada pregação, uma centena de produtos anunciados. 

Poderia continuar citando mais programas cuja tônica é a mesma. Anunciar para a massa. Isso mesmo. Somos tratados como um bando de números. Nada mais do que isso.

Dificilmente encontraremos programas voltados à individualidade ou nos tratando como personas livres de amarras. Pois seria contrariar os dogmas do marketing advindo da maior religião de todos os tempos: o capitali$mo. 

Não importa a crença, haveremos de joelhos implorar sempre pelas graças do capitali$mo (lucro, dinheiro, bens, consumo, propriedade, status, conforto, etc.), além de fugirmos alucinados da sua ira se pecarmos contra os princípios do lucro (falência, execução, spc, serasa, cobrança judicial, sem cartão, sem talão, dívidas, renda insuficiente, baixa produção, etc.). E aos incrédulos, uma viagem à Cuba para conhecer um paraíso proibido aos crentes capitali$ta$. 

Post scriptum: "Este assunto inspirou-me, voltarei em breve com subsídios para melhor desenvolvê-lo."

PS: