segunda-feira, 4 de março de 2013

Efeito colateral

Por Gilrikardo 
 
Isso é o que é, dizia uma antiga propaganda da coca-cola. Lembrei-me disso ao tentar entender porque determinada pessoa ao elaborar um texto se preocupa em recheá-lo com citações, a exemplo de Michel Montaigne que a cada parágrafo nos apresenta passagens de suas prediletas leituras. Imagino que naquela época, e sendo ele o criador do “ensaio”, nos presenteou com descrições didáticas em torno dos temas abordados. Vindo dele, tais recursos parecem justificar-se, bem diferente daquilo que vejo em páginas de jornais, revistas e blogs. 
 
Recentemente ao ler um artigo deparei-me com referências e citações a cada três ou quatro linhas, numa o autor se referia ao livro tal do ano tal que ele adquiriu quando estava fazendo um curso tal. Tentei acompanhar o raciocínio dele, mas confesso que devido à sua prática, pareceu-me impossível entender de que se tratava o tema. Pois as citações viajavam a cada três linhas, assim a referência dum livro era seguida pela citação do documentário alemão exibido em Berlim no ano de mil e novecentos e tantos, ufa, suspirei e em vez de evoluir na leitura, senti-me um idiota brincando de cabra-cega! Sim, pois o texto parecia ir para lugar nenhum e as referências só faziam sentido se eu as relacionasse com o escritor... o cara viajou para Berlim, barbaridade o homem já leu os clássicos, puxa entende dos poetas alemães... aí plimm... cheguei à razão, o escritor simplesmente era refém da vaidade. Enfim, tudo clareou. Era em nome dela que desfilava as inúmeras “provas” de sua erudição... E aí, imaginei, queres uma salva de palmas! Levei algum tempo “remoendo conceitos” no intuito de não ser injusto ou leviano com o cronista. 
 
Eis a resposta: nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Equilíbrio. E para finalizar, não entendi o que ele quis ou não dizer. Talvez por isso, recorro a Nietzsche ao escrever que a vida é para ser vivida a meia altura, ali está o conforto. Nem lá embaixo, nem lá em cima. No meio. No equilíbrio. Fica minha sugestão àqueles que se utilizam deste recurso, cuidado com as citações e referências, elas podem transformar o texto em uma colcha de retalhos e provocar no leitor reações surpreendentes. Esta foi a minha!