segunda-feira, 18 de março de 2013

Pequena aula

Por Paulo Roberto de Almeida

O socialismo, ou comunismo, NÃO distribuem a renda, apenas a concentram no Estado e concedem uma parte dela aos trabalhadores, mas segundo critérios, modalidades e partições decididos eminentemente pela nomenklatura que detem o poder, que geralmente fica com a melhor e maior parte. Isso não é distribuição, e sim repartição por critérios políticos autoritários, e sem recurso.
O capitalismo sim cria e distribui riqueza, mas por mecanismos de mercado, que premiam aqueles que mais sabem se posicionar como agentes econômicos de mercado. Simples trabalhadores, que atuam em competição com outros trabalhadores, ficam com o menor quinhão, mas aí cabe-lhes responsabilidade, eminentemente individual, de buscar maior quinhão pela qualificação no mercado, algo que muitos, por preguiça, ou propaganda socialista, não buscam, preferindo esperar de políticos e do Estado sua "parte", apenas concedida, não ganha.
Os americanos, muito pragmáticos nesse aspecto, NUNCA perguntam quanto você GANHA, como salário, e sim HOW MUCH YOU MAKE, ou seja quanto você FAZ, o que denota que riqueza você busca, nunca espera de alguém...