sábado, 23 de março de 2013

Panga

Gilrikardo disse: Conheci o panga no supermercado, ao preço de R$ 9,90 levei um quilo. Surpreso ao constatar que o "bichinho" é do Vietnã e que atravessa meio mundo para chegar mais barato que os nossos brasileirinhos pescados à dezenas de quilômetros daqui. Não contente fui pesquisar, descobri que enquanto nós temos um Ministério da Pesca, lá fora, o milagre é o trabalho, o suor e as lágrimas. Abaixo o que encontrei na internet.


O “panga” é cultivado há mais de mil anos no Rio Mekong, no Vietnã, um dos maiores rios do mundo, localizado no sudeste asiático. Há muitos anos, é exportado para mais de 240 nações, entre elas os Estados Unidos, todos os países da Comunidade Européia, Japão, Rússia, Austrália, entre outros.

Sua rusticidade e adaptação fantástica ao cultivo colocaram esse peixe como uma das “estrelas” da aquicultura vietnamita e mundial. Associada a tudo isso, a qualidade sensorial do peixe (sabor, odor, etc..) é muito interessante e tem atendido positivamente aos paladares dos consumidores. A forma na qual o “panga” é mais vendido aqui no Brasil é na forma de filés congelados que podem apresentar tamanhos e colorações diferentes.

As práticas operacionais na cadeia de produção do “panga” aliada ao cenário e políticas econômicas internas no Vietnã tem dado ao produto uma competitividade ímpar para que possa aproveitar a “onda global” de comércio de pescado no mundo e avançar suas vendas, em especial, nos países em desenvolvimento, como o Brasil que passou a ser alvo dos vietnamitas.

Uma curiosidade: Para vocês terem uma ideia da importância econômica desse peixe para economia vietnamita, basta olhar para os números expressivos da produção desse peixe naquele país: Aproximadamente 800.000 toneladas!… Isso mesmo… Mais que o dobro que a aquicultura brasileira produz com todas as espécies cultivadas juntas…

Veja aqui um vídeo da indústria do “panga” no Vietnã…