segunda-feira, 25 de março de 2013

Sanduíches

A alimentação fora de casa revela um mercado que está em crescente expansão. As pessoas tem as necessidades básicas de se alimentarem todos os dias, e as lojas relacionadas a gastronomia oferecem cada vez mais variedades para corresponderem as expectativas dos clientes e com isso lucrarem mais.
A Casa de Sanduíches refere-se a um local especializado na venda de sanduíches e que tem como objetivo principal convencer o consumidor de que seus serviços podem ser tão bons ou melhores do que a concorrência. Para isso, o empreendedor precisa erguer um negócio com a tecnologia disponível no mercado e trabalhar com muita disciplina.
Os sanduíches podem ser feitos de diversos sabores e com complementos especiais, sendo os sanduíches naturais os mais procurados pelos clientes. O ideal é que os sanduíches tenham como base esta variedade de sabores, que vão desde os sanduíches calóricos que os adolescentes gostam até os voltados para dietas e alimentação saudável típico das pessoas mais velhas. Ambos devem ter um sabor específico e conquistar a clientela, e para isso é bom que haja uma pesquisa ampla feita com integrantes da região para avaliarem as propostas de sanduíches.

Concorrência da casa de sanduíches
É inegável que haja uma grande concorrência da Casa de Sanduíches com outros estabelecimentos. Isto porque as pessoas podem simplesmente trocar um sanduíche por um torta em outro estabelecimento por exemplo. O ideal é que a Casa de Sanduíches seja uma das opções viáveis para o consumidor decidir entre as diversas opções para se alimentar fora de casa, e isso só será possível a partir da divulgação e de um bom comprometimento dos funcionários com o atendimento ao cliente.
Uma opção para montar uma casa de sanduíches mais facilmente seria comprar uma franquia no segmento em questão, porém, normalmente este tipo de empreendimento não são franquias baratas. Por outro lado há toda a vantagem do negócio já vir formatado com o que funciona para maximizar a produtividade e lucro.

Atendimento ao cliente na casa de sanduíches
É necessário que os funcionários estejam integrados, saibam trabalhar em equipe e estejam comprometidos para um bom relacionamento com os clientes. Isso se dá a partir de boas referências que o empreendedor deve buscar na contratação dos empregados, e na concessão de cursos para que estes aprendam a lidar com o público, priorizando a educação e o respeito.
A casa de sanduíches é um estabelecimento que lida com gastronomia, e os funcionários devem estar devidamente uniformizados, limpos e com bons hábitos de higiene. As pessoas não gostariam que os funcionários que os atendem tenham as unhas sujas ou o cabelo bagunçado. Por isso, é necessário fazer todo um trabalho de reeducação destas pessoas para que cumpram estas regras.

Localização para casa de sanduíches
Toda vez que tratamos de um estabelecimento que lida com o comércio de comida e bebidas temos que atentar para o fato da localização. Esta deve estar num local onde passa uma grande quantidade de pessoas no horário de funcionamento, e essa exposição é completamente benéfica para que aumentem as vendas do negócio.
É bom que a localização da Casa de Sanduíches esteja próxima a ruas movimentadas, perto de escolas, cursos, comércio em geral.

Estrutura para casa de sanduíches
A casa de sanduíches deve ter uma estrutura muito boa. É necessário que haja um local somente para o recebimento de estoque e mercadorias. A cozinha deve ser independente das outras áreas, e apenas as pessoas que trabalham lá devem transitar. Os sanitários devem ser separados por sexo, sendo um masculino e um feminino para empregados e um masculino e um feminino para clientes. Além disso, os funcionários devem ter um vestiário para trocar as vestimentas que chegam ao serviço pelo uniforme da empresa, pois o contato com os alimentos apenas se dará com os uniformes especializados da empresa.
O espaço para a instalação destes espaços deve ser no mínimo de 100m² incluindo o salão onde estarão as mesas e cadeiras que ficarão os clientes. Estes móveis devem ter boa qualidade para garantir o conforto dos clientes, e a ambientação deve ter luzes apropriadas para o balcão, para as mesas, o caixa, tudo de acordo com um plano estabelecido pelo designer de interiores se for necessária a contratação de um profissional.

Pessoal da casa de sanduíches
O porte do empreendimento é o principal fator que definirá a quantidade de funcionários que estará trabalhando na Casa de Sanduíches. Se o negócio for bem pequeno, não é necessário a contratação de um grande pessoal, mas caso haja um investimento pesado num mega negócio é evidente que mais contratações devam ser feitas para atender os clientes.
Baseando-se por uma Casa de Sanduíches de pequeno porte, pode-se começar com um manipulador de alimentos, um auxiliar e dois atendentes. Cada um fará um tipo de serviço em específico como o atendente que servirá as bebidas prontas, sanduíches e o restante dos pedidos, o manipulador de alimentos que preparará os sanduíches, o auxiliar de manipulação de alimentos que tem uma função subordinada e tem a função de condicionar os alimentos, preparar sucos, manipular verduras e outros.
Além destes, é necessário que haja um nutricionista para desempenhar seu trabalho dentro da Casa de Sanduíches. Pode haver terceirização neste caso. Todos os funcionários deverão seguir as normas da ANVISA e no caso das mulheres a atenção é indispensável com os cabelos, que devem se manter presos e devidamente arrumados.

Equipamentos para casa de sanduíches
Para montar uma casa de sanduíches alguns equipamentos básicos devem ser adquiridos para atenderem aos pedidos dos clientes e montarem o negócio, como um balcão para armazenagem dos produtos frios. Este deve ter vidros, e aí vai do empreendedor estabelecer a compra deste equipamento e adaptá-lo ao seu empreendimento.
Na área de produção são essenciais as bandejas, espátulas, talheres, batedeiras, câmaras frias, câmaras de fermentação, cilindro elétrico industrial, exaustores, freezer, fornos, formas de assar, fatiadores, fogões e outros. Geladeiras e liquidificador são alguns dos equipamentos mais essenciais e devem ser comprados em marcas confiáveis para assegurar o bom funcionamento do negócio.

Perfil do empreendedor da casa de sanduíches
O empreendedor de uma casa de sanduíches deve ter a capacidade de lidar com um negócio relacionado a gastronomia e ter experiência com isso. Muitos truques podem ser descobertos e levados para um novo negócio quando observados em outros estabelecimentos semelhantes, e para isso o empreendedor pode fazer uma pesquisa avaliando regras e métodos produtivos para aumentar suas vendas e garantir a satisfação de seus clientes.
É bom também que o empreendedor faça cursos que deixem o seu conhecimento em marketing e administração de empresas mais apurado para lidar melhor com as situações e decisões que uma casa de sanduíches pode apresentar. Cursos e palestras em diversas áreas podem ser conferidos em todo o Brasil e são uma excelente idéia para o empreendedor de casa de sanduíches começar a adquirir mais conhecimentos para a direção do seu negócio.