sábado, 16 de março de 2013

Sobre política e políticos

Por Gilrikardo

--Puxa! como estás pessimista meu caro! 

--Isso foi porque lhe disse que não voto mais ou porque não existe candidato digno de meu voto? 

--Claro, ou vais convencer-me de que todos não prestam? 

--Não é o caso de prestar ou não, mas sim fazer e não fazer. Até aqui, aqueles que levaram meu voto, em algum momento se desviaram das promessas de campanha e se revelaram excelentes construtores de projetos pessoais. Longe, e bota longe nisso, dos teóricos discursos populares. 

--Acredito que esse teu pessimismo em nada contribui para melhorar a situação. 

--Nominar-me pessimista porque discordo das inúmeras práticas de poder que aos olhos de qualquer criança é condenável. Bem como aceitar que o fictício pluralismo que nos é vendido, representa de fato as aspirações democráticas. É brincar com meus neurônios. 

--Vais dizer que não somos uma democracia? 

--No papel pode até estar escrito, em determinados segmentos pode ser até que ela circule, mas a prática revelada nos aponta noutras direções. No momento o que meus olhos alcançam é o predomínio de uma oligarquia privilegiada em todos os degraus que houverem. 

--Oligarquia? 

--Ou classe corporativista, isto é, não consigo perceber diferenças ideológicas ou até mesmo de atitudes entre os nobres políticos... pois mudam de partido como se muda de camisa, cadê a ideologia ou ainda defendem uns aos outros como se irmãos fossem, independente das cores partidárias a que pertençam. Lutam em bloco para os interesses da classe, para manter e criar benesses. Enfim, estão à margem da maioria cuja labuta dá sustento a tudo isso. 

--É... parece que escolhestes o outro lado para denominar uma classe. Isso que dizes faz parte de todas as agremiações, associações, enfim em qualquer grupo haverão interesses próprios a serem defendidos. Por que não? 

--Concordo que existam interesses próprios, o que discordo é que a existência dessa categoria transforme-se em dever único de preservarem-se em detrimento de causas maiores. O futuro da nação por exemplo. Pois as práticas demonstradas até aqui resultaram o abismo quase intransponível entre os anseios do povo e as realizações apresentadas pelos donos do poder. Veja nosso sistema de educação ou de saúde. Falidos. 

--Não entendo como imaginas que se deva resolver da noite para o dia problemas como esses. 

--Não imagino nada, só constato isso há mais de quatro décadas. Em quarenta anos vi as filas de miseráveis a procura de saúde aumentarem, os semi-analfabetos saindo de escolas sem a capacidade de produzirem uma carta qualquer. Também vi aqueles que ingressaram na oligarquia sofrerem uma revolução em suas vidas. Quem andava a pé, agora só anda de carrão, quem não tinha onde cair morto, hoje tem mansão, quem não sabia nem falar direito, hoje tira férias no exterior... O Brasil avança... as riquezas surgem... mas só uma classe mantêm-se acima desse ritmo... é a classe cuja crise nunca alcança... muito menos a existencial... para que mexer em time que está ganhando. E como essa turma ganha. Nem consigo imaginar. Só imagino que palavras como essas não passarão de um lamento. 

--É pelo jeito você finalmente rendeu-se à realidade. 

-Sim, mas qual? otimista ou pessimista? 

--Puxa! Agora fiquei em dúvida meu caro!